segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Shi San Zi Qigong (13 letras)


SHI SAN ZI (13 Letras)
十三字 
Esta seqüência de exercícios foi estruturada pelo famoso mestre de qi gong e artes marciais internas chinesas Sha Guo Zheng que teve como principal discípulo o grande mestre Zhang Xiu Lin que é o mestre de Gutembergue Cruz do Livramento um de seus alunos diretos.
O mestre Sha Guo Zheng foi um dos principais divulgadores da arte do Qi Gong no século XX como as artes do ba gua zhang, xing yi quan, tai ji quan e tong pei quan, hoje o seu mais célebre discípulo, o mestre Zhang Xiu Lin, é o responsável pela sociedade de pesquisa do método de práticas terapêuticas e marciais de Sha Guo Zheng e seu enorme manancial de conhecimentos e pesquisa.    
É um dos principais exercícios de tonificação do Qi/Xue gerando grande possibilidade ao organismo na recuperação e/ou manutenção da capacidade intrínseca de equilíbrio e harmonia energética e metabólica. Ponto favorável como suporte para tratamento de diversas patologias da prática médica Chinesa e Ocidental.
O exercício deverá ser repetido inicialmente por 3 vezes com intervalo de tempo em cada uma das quatro fases (inspiração, retenção, expiração, retenção) de 4 segundos. As quatro fases deverão ter o mesmo tempo aproximadamente. Segue com a melhora da performance para repetição de 5, 12, 18 vezes. Somente a partir de 18 vezes de repetição com padrão respiratório confortável deve-se aumentar o tempo de retenção para tempo maior que 4 segundos.
O exercício de 13 letras é assim chamado por ser executado em 13 movimentos distintos. Altamente benéficos para os debilitados energeticamente e para todas as pessoas que precisam manter sua energia vital principalmente aqueles que já têm mais de 40 anos de idade. É executado com respiração e retenção periódicas o que tem enorme ganho sobre o organismo estimulando a liberação de várias substâncias que provocarão diversas adaptações fisiológicas inclusive vasodilatação, controle da pressão arterial, eliminação de toxinas pelo suor e urina, melhora do sono, regulação metabólicas dentre muitas outras.  Tem os seguintes objetivos básicos:

1 – Fortalecer o Qi do tórax (Zong Qi) sensibilizando os Pulmões, Coração e Rins.
2 - Fortalecer o Du Mai e Ren Mai favorecendo a grande órbita.
3 – Introduzir Qi nos 12 meridianos ordinários a partir do Rim e Pericárdio.
4 - Favorecer a vaso dilatação oxigenando melhor os órgãos vitais e Cérebro.
5 - Manutenção da força vital/Qi.
6 - Aumento da circulação periférica e nutrição de vários capilares e linfáticos.
7 - Fortalecer a formação do Zheng Qi (Qi Correto).
8 – Favorecer o esvaziamento das vísceras e enchimento dos órgãos.
9 – Fortalecer o San Jiao (Triplo Aquecedor).
10 – Manter a capacidade inerente de estar saudável.

ETAPAS DA PRÁTICA DAS 13 LETRAS.

PREPARAÇÃO
Inspirar e expirar erguendo e descendo os braços em pé.

01 - DUN (Acocorar)

02 – TUO (Sustentar com as mãos)

03 – JUAN (Girar)

04 – TUI (empurrar)

05 - BO (voltar, virar)

06 – NING (torcer)

07 – SHEN (estender)

08 – BAO (abraçar)

09 – NA (pressionar)

10 – LIAO (erguer)

11 – CHA (inserir, encaixar)

12 – JU (levantar)

13 – TAN (explorar, esticar)

REPOSICIONAR

Prof. Gutembergue Livramento

Um comentário:

  1. Maravilha! O Qigong deve ser expandido cada vez mais! Saúde física, mental, emocional e espiritual! ...

    ResponderExcluir